A

AAR – Association of American Railroads (Associação das Ferrovias Americanas).

ABRATEC – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público.

Acionista majoritário – Detentor do controle acionário de uma empresa.

Ações – Títulos que indicam a participação na propriedade de uma determinada companhia e dão direito a parte nos lucros.

Ações ordinárias – Dão direito a voto nas decisões administrativas.

Ações preferenciais – Ações sem direito a voto, com prioridade no recebimento de dividendos.

ADR – American Depositary Receipts. Certificados que representam ações de companhias sediadas fora dos Estados Unidos e são emitidos por bancos norte-americanos.

Afretamento a casco nu ou bare boat – Neste tipo de contrato o afretador tem a posse, o uso e o controle da embarcação, por tempo determinado. É de responsabilidade do afretador a armação, manutenção e operação das embarcações e o custo do afretamento é pago mesmo que os navios estejam parados por problemas técnicos.

Afretamento por tempo ou time charter – Neste tipo de contrato o afretador recebe a embarcação armada e tripulada, para operá-la por tempo determinado. Em caso de paralizações do navio por problemas técnicos, qualquer tempo perdido é descontado do aluguel do navio.

AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante.

AGE – Assembléia Geral Extraordinária. Reunião dos acionistas de uma empresa em caráter extraordinário, onde são decididos assuntos que não são objeto da Assembléia Geral Ordinária. Podem ser realizadas várias no mesmo exercício.

AGO – Assembléia Geral Ordinária. Reunião dos acionistas de uma empresa convocada obrigatoriamente nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao término do exercício social, para tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras; deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos; eleger os administradores e os membros do Conselho Fiscal, quando for o caso.

Andima – Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto.

Animec – Associação Nacional de Investidores do Mercado de Capitais.

ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.

ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Apimec – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

Aumento de capital – Incorporação de novos recursos ou reservas ao capital da empresa.

B

BACEN – Banco Central do Brasil.

Benchmark – Termo utilizado para determinar um índice que servirá como parâmetro de comparação entre investimentos, produtos, serviços e taxas.

BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros criada com a integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA).

BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Bolsa de valores – Associação civil com a finalidade de negociar títulos emitidos por empresas privadas ou estatais. Operam na bolsa as corretoras de valores que representam os interesses das companhias abertas e negociam em nome delas. A oferta e a procura determinam o preço pelo qual um título é negociado.

BR GAAP – Princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil, baseados na Lei das Sociedades por Ações, nas normas emitidas pela CVM, nas normas contábeis emitidas pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) e nas resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

C

Cabotagem – Serviços de transporte entre portos, aeroportos ou ainda quaisquer dois pontos de um mesmo país.

CAP – Conselho de Autoridade Portuária.

Capitalização – Aumento do patrimônio de uma empresa por meio da emissão de ações.

CASEMG – Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais.

CEO – Chief Executive Officer, executivo principal de uma empresa.

CFO – Chief Financial Officer, executivo de finanças de uma empresa.

CODESA – Companhia Docas do Espírito Santo.

Companhia aberta – Empresa que possui valores mobiliários de sua emissão registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para a negociação em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

Compound annual growth rate (CAGR) – Taxa composta de crescimento anual

Conselheiro(s) Independente(s) – Conforme o Regulamento do novo Mercado, Conselheiro(s) Independente(s) caracteriza(m)-se por: (i) não ter(em) qualquer vínculo com a companhia, exceto participação de capital; (ii) não ser(em) acionista(s) controlador(es), cônjuge(s) ou parente(s) até segundo grau daquele, ou não ser(em) ou não ter(em) sido, nos últimos três anos, vinculado(s) a sociedade ou entidade relacionada ao(s) acionista(s) controladore(s); (iii) não ter(em) sido nos últimos três anos empregado(s) ou diretor(es) da companhia, dos acionista(s) controlador(es) ou de sociedade controlada pela companhia; (iv) não ser(em) fornecedor(es) ou comprador(es) de serviços e/ou produtos da companhia em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à companhia; (vi) não ser(em) cônjuge(s) ou parente(s) até segundo grau de algum administrador da companhia; e (vii) não receber(em) outra remuneração da companhia além da de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação de capital estão escluídos desta restrição). Serão ainda considerados Conselheiros Independentes aqueles eleitos por meio das faculdades previstas no artigo 141, parágrafo 4º e 5º da Lei 6.404/76.

Conselho de administração – Tem entre suas principais competências a definição da estratégia, a eleição e a destituição do principal executivo, a aprovação da escolha ou da dispensa dos demais executivos sob proposta do executivo principal (CEO), o acompanhamento da gestão e o monitoramento dos riscos.

Conselho fiscal – Sua função é fiscalizar a situação financeira da empresa.

Controlada – Sociedade da qual a companhia detém o controle.

Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Cotação – Preço de cada um dos títulos, ações, moedas estrangeiras ou mercadorias negociadas em bolsas de valores ou na BM&F.

Cotação de abertura – Primeiro preço de negociação de uma ação, na abertura do pregão de uma Bolsa de Valores.

Cotação de fechamento – Último preço de negociação de uma ação, no final de um pregão de uma Bolsa de Valores.

CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

D

DCNDB – DCNDB Overseas S/A.

Disclosure – Divulgação de informações abrangentes da atividade da empresa, facilitando a decisão do investidor e aumentando a sua proteção.

Dividendos – Distribuição aos acionistas de resultado em dinheiro, em proporção à quantidade de ações possuídas e com recursos oriundos dos lucros gerados pela empresa em um determinado período. Pela Lei das Sociedades por Ações deverá ser distribuído um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício social.

Docenave Argentina – Docenave Argentina S.A.R.L.

Dragagem – Serviço de escavação nos canais de acesso e áreas de atracação dos portos para manutenção ou aumento da profundidade.

E

EBITDA – Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido). Margem EBITDA: Relação entre o EBITDA e a receita líquida da empresa analisada.

EBITDA Ajustado da Log-In – EBITDA acrescido dos benefícios referentes ao AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – relativo aos ressarcimentos dos investimentos em manutenção e construção de navios. A Log-In também considera em seu EBITDA ajustado o resultado referente às liquidações financeiras das operações com derivativos constratadas por meio de instrumento a termo de combustível (bunker, referência US Golf Coast FO 3%). Margem EBITDA ajustado da Log-In: Relação entre o EBITDA ajustado e a receita líquida da Log-In.

EBITDAR – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, Amortization and Rent (Lucro antes dos juros, Imposto de Renda, depreciação, amortização e aluguel). Margem EBITDAR: Relação entre o EBITDAR e a receita líquida da empresa analisada.

EBITDAR Ajustado da Log-In – EBITDA ajustado acrescido dos gastos com afretamento de navios e com aluguel de contêineres utilizados nas operações da Log-In. Margem EBITDAR ajustado da Log-In: Relação entre o EBITDA ajustado e a receita líquida da Log-In.

Empilhadeiras ou reach stackers – Equipamentos utilizados para carregar contêineres em caminhões e para deslocar e empilhar contêineres.

F

Feeder – Linhas curtas de transporte para coletar ou entregar a carga de uma linha principal. Na navegação costeira, corresponde aos serviços prestados aos armadores que operam linhas de transporte transoceânico.

FEU – Forty-Foot Equivalent Unit, unidade padrão de medida para contêineres no comércio mundial, que corresponde a um contêiner padrão de 40 pés (12,0m) de comprimento.

FMM – Fundo da Marinha Mercante.

Free-float – Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados.

Fretamento a casco nu – Arranjo para o aluguel de uma embarcação onde a responsabilidade pela armação – contratação da tripulação, manutenção e suprimentos – é do contratante.

Frota Oceânica – Frota Oceânica e Amazônica S.A., empresa da qual a Log-in Logística Intermodal afreta os cinco navios com os quais atualmente presta o serviço de navegação costeira.

FUNDAP – Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias do Espírito Santo.

G

GEIPOT – Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes, criado pelo Decreto nº 57.003, de 11 de outubro de 1965, e que tem sua direção superior formada pelo Ministro da Viação e Obras Públicas, Ministro de Estado da Fazenda, Ministro Extraordinário para o Planejamento e Coordenação Econômica e pelo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas.

H

Hedge – Estratégia pela qual investidores procuram cobrir-se do risco de variações de preços desvantajosas para seus objetivos. Para isso, realizam a operações no mercado financeiro, como futuros e opções (de moedas, juros, índices, commodities).

I

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Ibovespa – Indicador da lucratividade média de uma carteira teórica, formada pelas ações mais negociadas de forma representativa nos pregões das Bolsas de Valores de São Paulo. O Ibovespa é revisto a cada quatro meses e serve como indicador do comportamento do mercado, aproximando sua composição o máximo possível da configuração real das operações realizadas no mercado à vista da Bovespa.

Ibri – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.

IBX – Índice Brasil. Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa.

IFRS – International Financial Reporting Standards. Normas internacionais de contabilidade promulgadas pelo International Accounting Reporting Standards.

J

JCP – Juros sobre o Capital Próprio. É uma forma de distribuição de resultados aos acionistas, instituída pela Lei nº 9.249/95, que permite que a companhia inclua, dentro do valor devido como dividendos ao acionista, parcela referente a juros pagos ou creditados, a título de remuneração do capital próprio, para uma finalidade fiscal. Tais juros são deduzidos para efeitos de apuração do lucro real.

L

Lei das Sociedades por Ações – Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada.

Lei dos Portos – Lei nº 8.630, de 25 de fevereiro de 1993, conforme alterada.

M

Margem EBITDA – Relação entre o EBITDA e a receita líquida da empresa analisada. EBITDA: Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (Lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido).

Margem EBITDA ajustado da Log-In – Relação entre o EBITDA ajustado e a receita líquida da Log-In. EBITDA Ajustado da Log-In: EBITDA acrescido dos benefícios referentes ao AFRMM – Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante – relativo aos ressarcimentos dos investimentos em manutenção e construção de navios. A Log-In também considera em seu EBITDA ajustado o resultado referente às liquidações financeiras das operações com derivativos constratadas por meio de instrumento a termo de combustível (bunker, referência US Golf Coast FO 3%).

Margem EBITDAR – Relação entre o EBITDAR e a receita líquida da empresa analisada. EBITDAR: Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, Amortization and Rent (Lucro antes dos juros, Imposto de Renda, depreciação, amortização e aluguel).

Margem EBITDAR ajustado da Log-In – Relação entre o EBITDA ajustado e a receita líquida da Log-In. EBITDAR Ajustado da Log-In: EBITDA ajustado acrescido dos gastos com afretamento de navios e com aluguel de contêineres utilizados nas operações da Log-In.

Market share – É a parcela de vendas de um produto ou serviço que a empresa detém no seu mercado de atuação.

Mercado de capitais – Rede formada pelas bolsas de valores e instituições financeiras que negociam títulos emitidos por empresas. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e ao governo. Tem papel fundamental para o crescimento da economia de um país.

Mercado financeiro – É o mercado direcionado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos.

N

Novo Mercado – Segmento especial de listagem da BM&FBovespa, destinado à listagem de empresas cujos administradores e controladores se comprometem, voluntariamente, a cumprir exigências adicionais às existentes na legislação. Objetiva a melhoria na prestação de informações ao mercado de capitais e incentiva as boas práticas de governança corporativa. Existem três níveis neste segmento: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado.

O

OGMO – Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário.

Operador Portuário – Pessoa jurídica pré-qualificada junto à administração do porto para a execução de operações portuárias.

P

Ponta rodoviária – Consiste no transporte rodoviário de cargas de curta distância utilizado de forma a complementar o nosso serviço de navegação costeira nas pontas dos respectivos trajetos (origem e destino) do transporte das cargas de nossos clientes.

Porto de Vitória – O porto cujo tráfego nos seus acessos aquaviários e operações portuárias nos cais e terminais abaixo mencionados, que estão sob a jurisdição da CODESA: (i) no lado sul da Ilha de Vitória: Cais de Vitória, compreendendo seu cais comercial e terminal arrendado a Flexibrás; e (ii) no lado oposto ao Cais de Vitória, no continente, às margens do canal de aproximação, localiza-se o Cais da CPVV (Companhia Portuária Vila Velha – Berço 903), Cais de Capuaba, Berços 201, 202, 203, 204 e 205(Berços 203, 204 e 205, arrendados ao TVV – Terminal de Vila Velha), Dolfins, Cais de Paul (Berço 206 – arrendado a Peiú S.A. e Berço 905 – Terminal arrendado a Vale S.A.) e o Terminal de Granéis Líquidos.

Porto organizado – Porto construído e aparelhado para atender às necessidades da navegação, da movimentação de passageiros ou para realizar a movimentação e armazenagem de mercadorias, concedido ou explorado diretamente pela União e cujo tráfego e operações portuárias encontram-se sob a jurisdição de uma autoridade portuária.

Porto Seco do Cerrado – Terminal intermodal terrestre de carga localizado na cidade de Uberlândia, MG, que opera como um recinto alfandegado de uso público no qual são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias, sob controle aduaneiro e operado pela nossa Controlada PSC Terminais Intermodais.

PSC Terminais Intermodais – PSC Terminais Intermodais Ltda., controlada que detém a permissão da Secretaria da Receita Federal para exploração do Porto Seco do Cerrado e cuja antiga denominação social era Mineração Andirá Ltda.

R

Rentabilidade – É a taxa que indica o retorno de um investimento. Calcula-se a rentabilidade dividindo o lucro obtido pelo valor do investimento inicial.

RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A.

RMG – Rail Mounted Gantry, equipamento de pórtico destinado à movimentação horizontal de contêineres, transportando-os entre diferentes pontos do pátio de contêineres montado sobre linha férrea.

RTG – Rubber Transtainer Gantry, equipamento de pórtico destinado à movimentação horizontal de contêineres, transportando-os entre diferentes pontos do pátio de contêineres montado sobre pneus.

S

SEC – Securities Exchange and Commission. Órgão regulador do mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos da América.

Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Serviço Mercosul – Serviço de transporte de cargas que realizamos entre os portos brasileiros e os portos de Buenos Aires e Zárate, na Argentina.

T

Tag-along – É a extensão do prêmio de controle para todos os acionistas. No caso de alienação do controle da companhia, os acionistas minoritários passam a ter direito de vender suas ações pelo mesmo preço pago aos acionistas controladores.

Take-or-Pay – Cláusula contratual que prevê o pagamento de parte da tarifa pré-acordada caso o contrato não seja performado.

Taxa de disponibilidade – Taxa utilizada pela indústria de navegação costeira para medir o tempo em que o navio está apto para realizar viagens.

TERCAM – Terminal intermodal terrestre de carga localizado na cidade de Camaçari, BA.

TEU – Twenty-Foot Equivalent Unit, principal unidade padrão de medida para contêineres no comércio mundial, que corresponde a um contêiner padrão de 20 pés (6,0m) de comprimento.

TKU – Toneladas por quilômetro útil, ou o peso da carga multiplicado pela distância transportada.

Transporte intermodal – Consiste no transporte que utiliza mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final através de diferentes modais.

TVV – Terminal de contêineres que temos a concessão para a exploração localizado no Porto de Vitória, no ES.

U

UNCTAD – United Nations Conference on Trade and Development (Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento).

US GAAP – Princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos da América.

Valor de mercado da ação – Valor da ação negociada em bolsa de valores, podendo ser superior ou inferior ao seu valor patrimonial.

Valor patrimonial da ação – Valor do patrimônio líquido apurado em balanço patrimonial dividido pela quantidade de ações existentes.

Yield – Preço médio obtido a partir da divisão da receita líquida pelo volume transportado.

voltar

topo