Soluções de Logística Sustentáveis

Em um país com 8.000 km de costa marítima como o Brasil, a Cabotagem traz diversos benefícios ambientais.

A Log-In usa a intermodalidade de forma racional e eficiente, oferecendo o serviço de Cabotagem, modal de transporte que emite menos gases tóxicos como o CO2 e NOx para atmosfera, provenientes da queima de combustíveis. As rodovias são utilizadas apenas para curtas distâncias, tornando-se possível otimizar os processos logísticos em favor não apenas do meio ambiente, mas também das empresas, que podem expandir o alcance de seus serviços sem maiores custos ou investimentos extras.

Entenda como a Log-In atua de maneira racional e sustentável:

Sustentabilidade

Eficiência Energética

O transporte por Cabotagem chega a consumir 8 vezes menos combustível para mover a mesma carga.

Estudos mostram que o País pode aumentar cerca de 20% o volume de transportes sem emitir um grama a mais de CO2. Para isso é necessário que sua matriz de transporte seja revista. Excluindo-se o desmatamento da Amazônia e outros biomas, o setor de transportes é o principal responsável por emissões de CO2 no Brasil. Utilizar mais racionalmente todos os modais é o que a Log-In defende, na medida em que investe na oferta da Cabotagem no País, reduzindo consideravelmente os danos ao meio ambiente, concretizando uma política de eficiência ambiental.




 

 

Mais Segurança. Mais Vida

Com o uso da Cabotagem reduzimos os níveis de emissão de gases poluentes e contribuímos também para a preservação de vidas.

A Log-In traz a solução para equilibrar a matriz de transporte e ampliar o volume de carga transportada através da multimodalidade. Através do controle, segurança do modal e a possibilidade de rastreamento das cargas, conseguimos reduzir drasticamente o número de acidentes ocasionados nas nossas operações.

Gerência de Riscos Corporativos

Área responsável em apoiar a organização nos assuntos de governança, riscos e compliance, exercendo os papéis de orientadora da gestão dos riscos empresariais em conformidade com regulamentos e legislações e dos seus respectivos controles internos, além da administração da Ouvidoria, por meio do monitoramento, avaliação e investigação de relatos de violação do Código de Conduta ética da empresa.

Integridade da Carga

A Cabotagem Log-In consegue oferecer às empresas brasileiras a possibilidade de melhorar a integridade da carga transportada, reduzindo o índice de avarias e roubos de produtos.

Sustentabilidade na Prática

Monitoramentos Ambientais

A qualidade hídrica dos terminais de Vila Velha e Camaçari são avaliadas e monitoradas através de análises periódicas de água e dos efluentes. Inspeções e auditorias ambientais são desenvolvidas com o objetivo de atuar preventivamente na redução dos possíveis riscos de danos ambientais associados às atividades.

Os resultados são criteriosamente avaliados através dos Indicadores permitindo o estabelecimento de metas de desempenho ambiental.

Gerenciamento de Resíduos

A coleta seletiva implantada nos navios, escritórios e terminais possibilita o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos gerados, contribuindo para geração de empregos direta e indiretamente, o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a preservação do meio ambiente minimizando os possíveis impactos.

São realizadas ações educativas para a redução e minimização da geração de resíduos desde a sua fonte. Posteriormente são encaminhados através de empresas licenciadas para destinação ambientalmente correta.

Programa Despoluir

O programa despoluir desenvolvido no Terminal de Vila Velha em parceria com a FETRANSPORTES tem como objetivo colaborar para a melhoria da qualidade do ar e o uso racional de combustível nos veículos movidos a diesel que circulam nas dependências do terminal.

O Programa distribui responsabilidades entre as áreas do Terminal. O objetivo é que, na ocorrência de uma situação de emergência, como por exemplo, derramamento de óleo no mar, as equipes de atendimento à emergência sejam acionadas. Assim, uma ocorrência pode ser resolvida em pouco tempo, diminuindo expressivamente o impacto ao meio ambiente.

Estrutura de Resposta a Emergências Ambientais

O Terminal de Vila Velha implantou o Plano de Emergência Individual – PEI – e o Plano de Atendimento a Emergência, este último também presente no Terminal de Camaçari, que reúnem as medidas e ações a serem adotadas no caso de emergências ambientais.

Com o objetivo de preparar a equipe para as ações de combate e resposta, são realizados simulados periódicos e treinamentos específicos. Também faz parte da estrutura os recursos materiais e humanos necessários. Dessa forma, uma ocorrência pode ser resolvida em pouco tempo, diminuindo expressivamente o impacto ao meio ambiente.

Programa Fundo Comunidade em Rede

O Fundo Comunidade em Rede é uma iniciativa da Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base – RedEAmerica, em aliança com a Interamerican Foundation – IAF.

No Brasil, a Log-In é uma das parceiras na região de Vila Velha juntamente com outras seis fundações membros da RedEAmerica.

O programa desenvolvido visa constituir e fortalecer alianças que contribuam para combater a pobreza por meio de um modelo de desenvolvimento de base, estimulando um modelo de desenvolvimento local, a partir do apoio a projetos de organizações de base, elaborados de maneira coletiva, a partir da interação entre diversos atores e do estímulo à constituição de grupos, comitês e redes locais.

Controle e Avaliação da Legislacão e Outros Requisitos -CAL®

A Log-In possui contrato com uma empresa de consultoria que desenvolveu o Software CAL®, um sistema ‘web’ em tecnologia ASP.Net/SQL com um banco de dados que atualmente conta com mais de 30 mil normas cadastradas. Esse moderno software permite que a Log-In faça a identificação, atualização, monitoramento e a gestão integrada de requisitos legais aplicáveis às atividades.

Relatório Técnico de Garantia Ambiental – RTGA

O Terminal Intermodal de Camaçari, com o objetivo de sustentar um canal permanente de comunicação com as autoridades e apresentar às partes interessadas a evolução na gestão ambiental da organização, desenvolveu o Relatório Técnico de Garantia Ambiental e através de sua comissão tem trabalhado com o objetivo de coordenar, avaliar e demonstrar os planos, programas, projetos e atividades da empresa com potencial de causar impactos sobre o meio ambiente, desta forma agindo previamente a um evento indesejado.

voltar

topo